Tecnologia do Pensar

COMO A MATEC TEM REINVENTADO A HISTÓRIA DA ENGENHARIA USANDO O MELHOR DA TECNOLOGIA E DAS PESSOAS

Imagine colocar 400 colaboradores à disposição, em tempo integral, para cuidar de toda a parte de manutenção de uma rede de lojas? Quanta energia, recursos (humanos) e dinheiro poderia ser economizado se esse mesmo trabalho pudesse ser feito de forma mais eficiente, segura, estratégica, inteligente e, ainda melhor, com menos custo – e com apenas 12 pessoas, especialistas em suas áreas de atuação?

Foi esse o trabalho desenvolvido recentemente pela Matec para um cliente da área do varejo: a pré-construção que inclui a fase que antecede a mudança e/ou reforma de toda uma cadeia de lojas espalhadas no País. Ela consiste no mapeamento digital (com uma plataforma especialmente desenvolvida para localizar os reparos/ajustes, inserir e reunir os dados, localizar os pontos e, fundamental, prever os custos e implicações dessas reformas/mudanças).

Neste sentido a Matec volta a uma área em que começou sua atuação, há quase três décadas, construindo as unidades de grandes redes de supermercados no Brasil, mas com um diferencial que é peculiar da empresa: trazer soluções e tecnologia pioneira para facilitar a vida dos seus clientes. Com esse sistema a Matec garante ao cliente uma visão macro do negócio, fazendo com que ele enxergue antecipadamente o que está sendo previsto, orçado, a escala de prioridades (o que é fundamental fazer, como e quando) com um cronograma e, mais importante, considerando a segurança em todo o projeto (regularização da documentação, obediência às normas e legislações vigentes, etc.).

Como os dados são inseridos no sistema?

Os especialistas fazem uma visita técnica à cada uma das lojas com um tablet e apontam (inserindo dados de voz, imagem ou texto) quais as necessidades de ajuste e manutenção. Todo mundo transmite a mesma informação que vai para o mesmo lugar. O escopo da reforma é levantado, entendendo tudo que é preciso ser feito em termos de layout, arquitetura, segurança, reparos elétricos, hidráulicos, nos sistemas de segurança, dentre outros. Em poucos dias os dados, concentrados e geridos num mesmo painel de controle, geram a visão macro com todas as necessidades, urgências e custo. Sem perda de informação, sem risco de ruído com inputs de dados externos contraditórios, usando a mesma linguagem, num padrão consistente (verificação e validação de itens) com as mesmas pessoas olhando os mesmos lugares. O cliente sabe exatamente os itens levantados antes e quanto custará cada ação.

Menos pessoas com mais capacitação e inteligência multidisciplinar, menos custos, menos tempo e menos riscos. Tudo isso se conquista com mais tecnologia. É assim que se faz Engenharia de Valor. É essa a Tecnologia do Pensar que torna a Matec pioneira, capaz de gerar impactos e mudanças positivas em toda a cadeia.

 

 

Sobre a Matec

Com quase três décadas de atuação no Brasil, a Matec tem como maior diferencial conectar a sua visão da construção com a visão da operação do cliente para gerar mais eficiência e resultado. O uso dos melhores materiais e execução dos melhores prazos, com os menores custos e o uso de avançadas tecnologias de acordo com a necessidade de cada operação, tornam a empresa referência em sua área. São mais de 6 milhões de metros quadrados de áreas construídas em todo o País, 210 clientes atendidos nas mais diversas áreas (indústria, edificações, varejo, ciência e tecnologia, shoppings centers e saúde), 410 obras realizadas, cerca de 400 funcionários diretos e 2500 funcionários indiretos.