Gate Gourmet​​

Guarulhos - SP

Alimenticia e Bebidas

Um único espaço capaz de  fabricar mais de 20.000  refeições/dia de diferentes categorias, e logística  com necessidades múltiplas de temperatura e assepsia.

Descrição da Obra

O projeto utilizou um terreno levemente acidentado na divisa do limite terra/ar , situado na área de domínio da GRU Airport e da INFRAERO, responsáveis pela administração e fiscalização do local.

Através de todo o estudo realizado durante o processo de desenvolvimento de projeto, foi possível segmentar o edifício em dois, atendendo as obrigatoriedades de segurança referente ao aeroporto no lado ar em uma parte, e todo o operacional do lado terra em outra, conectadas de forma que apenas pessoas com autorização necessária possam transitar entre elas.

Houve uma preocupação maior da equipe na divisão dos acessos e controle, buscando priorizar as normas de acessos, a segurança e a praticidade de serviços. Com essas premissas definidas, foram definidos dois pontos de acesso externo, um atendendo a cada demanda. O do lado ar atende à expedição e os retornáveis, enquanto o lado terra atende o resto do edifício como a área administrativa, estoque e cocção.

A arquitetura sóbria do edifício transmite a sensação de limpeza com os painéis claros na fachada, essencial à um ambiente de cozinha industrial de alto padrão, que atende os mais diversos públicos em diferentes empresas aéreas.

Desafios

Desafios como regras aeroportuárias com operações de alta complexidade, assim como o arrojado cronograma, exigiram excelência no planejamento e gestão de fornecedores, contribuindo para a alta performance em prazo e qualidade executiva.

O desenvolvimento foi realizado através de uma equipe dedicada ao projeto, utilizando a ferramenta BIM para centralizar as informações das etapas do projeto, a partir da sua conceituação, dando uma perspectiva mais completa, onde as informações são disseminadas para toda a corporação.

O contrato do empreendimento é um “design to build”, para construção de 14.000,00m² dentro do prazo contratual de 12 meses (sendo 2 meses de desenvolvimento de projetos e 10 meses de execução).

Para esse prazo ser cumprido, o cronograma foi dividido em três etapas: desenvolvimento, contratação e construção. A organização do que é essencial para as próximas etapas, definem o ponto de partida, permitindo assim que uma etapa comece antes da próxima ser finalizada.

Durante o desenvolvimento foram estudado diversas possibilidades de sistemas construtivos, onde foram adotados as melhores soluções com os melhores custos-benefícios.

estrutura de concreto pré-fabricada:

Para racionalizar, reduzir prazos e garantir qualidades, foi adotado a estrutura pré-moldada, distribuída na modulação de eixos pré definidos na etapa de concepção de projeto estrutura metálica:

Utilizada na cobertura, é necessária para vencer grandes vãos e por possuir uma facilidade na montagem, pois é fixada no topo dos pilares e dos consoles das peças pré-fabricadas.

painéis isotérmicos:

Com o objetivo de diminuir o consumo de climatização, garantir uma eficiência técnica e atender as exigências da Anvisa, os fechamentos externos foram executados o isopainel, que além do conforto térmico, beleza e produtividade, ainda elimina a etapa de pintura ou revestimentos da fachada.

Solução

Diferencial Matec

Com o nosso histórico ativo que integra os dados, aprendizados e conhecimentos acumulados dos projetos realizados e a forma inovadora que utilizamos a metodologia BIM , com prototipagem 7D, foi possível desenvolver novas tecnologias construtivas, plano de gestão da qualidade, formação de preços e prazos, desenvolvimento e escolha de fornecedores e materiais , planos de contingencia, certificações e plano executivo.

Com as premissas de segurança aeroportuárias definidas, foi implantado dois pontos de acesso externo, um atendendo a cada demanda. O do lado ar atende à expedição e os retornáveis, enquanto o lado terra atende o resto do edifício como a área administrativa, estoque e cocção.

O cronograma foi dividido em três etapas: desenvolvimento, contratação e construção. A organização do que é essencial para as próximas etapas, definiram o ponto de partida, permitindo assim que uma etapa comece antes da próxima ser finalizada.

Registros

 
Mostrar Mais